Aqui a música é mais à base do som da bomba

O conflito israelo-palestiniano é um tema que divide opiniões e a sua resolução é uma matéria sempre retratada como sendo de grande complexidade. Não querendo transformar este espaço numa plataforma activista, com contornos de uma qualquer inclinação política, não posso deixar de o usar como veículo para, pelo menos, referir um documento que resume, a meu ver, de uma forma muito capaz, o que muitos não vêem, não sabem ou não querem saber.
“Occupation 101: Voice of the Silenced Majority” é um documentário lançado em 2006, dirigido, escrito e editado por Sufyan Omeish e Abdallah Omeish, que se centra nas atrocidades preconizadas pelo governo israelita durante a campanha de expansão territorial camuflada, que continua a ser levada a cabo com o consentimento da comunidade internacional com os Estados Unidos à cabeça.
Por muito que se especule, não há argumento, do ponto de vista dos Direitos Humanos, que justifique o sofrimento infligido aos palestinianos, que ao serem empurrados para “celas em céu aberto” crescem com o espírito de guerrilha a que alguns chamam de terrorismo. Com isto, não quero, no entanto, afirmar que existe uma espécie de violência desculpável.
Ainda que os meios de comunicação social apenas se foquem no epicentro do conflito quando Israel bombardeia Gaza ou a Cisjordânia, supostamente em resposta a um ataque de um rocket al-qassam que cai em território judaico, todos os dias nasce um novo colonato em solo palestiniano, com o intuito de enfraquecer paulatinamente um povo que foi apanhado no meio de uma disputa que o ultrapassa.

site oficial: www.occupation101.com