John Zorn vs Dom Quixote
Se há coisa que me irrita de sobremaneira é o facto das editoras livreiras, de tempos a tempos, reeditarem os livros com capas diferentes na ânsia de apanharem uns quantos incautos que lá vão comprando outra cópia dos funerais da mamã grande do Garcia Márquez (este ano com uns vasinhos na capa), só porque não se lembram da capa e nem se lembram que têm lá para casa, numa prateleira qualquer, as 2 ultimas “versões” de outros anos anteriores.
Porque é que me lembrei disto? Porque ando a arrumar os meus CDs e descobri que a mesma técnica se extende à mais insuspeita das editoras discográficas. A Tzadik de John Zorn.
No meio das arrumações descobri que tenho duas edições do Chimeras. Uma que comprei em tempos e outra que me ofereceram no ano passado.
Mas o que é que passou na cabeça do John Zorn quando reeditou o disco??? Será que acordou um dia de manhã e se lembrou que não gostava do nome do disco e decidiu então mudar-lhe o nome de “Chimeras” para “Chimeras – a child’s adventure in the realms of the unreal”? E como se isso não bastasse decidiu manter a capa do disco mas com a pequena “nuance” de lhe colar a foto de um puto em cima da pintura do Bosch.
Realmente o Zorn está muito à frente dos senhores da Dom Quixote!!
John Zorn 1 – Dom Quixote 0