Mono, há uns anos atrás…

A poucos dias de os rever, é impossível não puxar pela memória e tentar relembrar-me da primeira vez que os vi: Mercedes, sexta-feira 26 de Março de 2004. Li no site da Jojo’s, uns dias antes do concerto, as seguintes linhas:
“Do Japão chega-nos uma das melhores bandas post-rock/art/punk instrumentais da actualidade. É impossível ouvirmos Mono sem que nos façam lembrar Mogwai, Godspeed! You Black Emperor, Explosions In The Sky e num outro extremo até mesmo Sigur Rós. Estes ainda pouco conhecidos Japoneses criam bonitas melodias, profundas e pessoais e misturam-nas com sons obscuros e distorção, criando um som e ambiente fantástico. Será um privilégio ver pela primeira vez em Portugal esta banda ao vivo. que é considerada por muitos críticos uma das melhores da actualidade. Ou como disse um jornalista da Rolling Stone, ” Os Mono são a melhor importação do Japão. Melhor que Sushi.”
Confesso-vos um pouco envergonhado que na altura nem sequer sabia quem eram os GYBE! ou os Mogwai mas algo me dizia que não podia perder este concerto por nada. Coisas que me lembro:

– Foi a minha primeira ida ao Mercedes e o preço era convidativo (5€).
– Era suposto começar às 23h e começou com cerca de duas horas de atraso.
– Eles tinham um certo ar de “perdidos” até subirem ao palco.
– Imensos pedais preenchiam a frente do palco (ou então o próprio palco é que dava essa impressão).
– Tocaram cerca de uma hora.
– Na altura estavam a promover o “One Step More and You Die” e apesar de não me lembrar da setlist recordo-me perfeitamente que acabaram o concerto com a estrondosa “Com(?)”, era impossível não me lembrar de um final como este.
Não os conhecia, não havia myspace na altura nem era grande consumidor de mp3. Mas, o facto de ter ido “às escuras” fez com que não perdesse a única vez que estes japoneses vieram a Portugal. Foi histórico. Até terça…