O Backline do Ângelo: o Big Muff

Hoje:

O pedal de fuzz mais reconhecido de sempre, a quem os Mudhoney dedicaram um EP e que conta com uma versão limitada desenhada em colaboração com os Mogwai – o Big Muff da Electro-Harmonix.

Generalidades aborrecidotécnicas:

O Big Muff é produzido pela companhia nova-iorquina Electro-Harmonix desde o ano de 1969, sendo que até 2009 eram também produzidos pela Sovtek (companhia russa “irmã” da EHX) se bem que com algumas diferenças a nível visual e de circuito.

O pedal conheceu várias versões ao longo da sua história, desde as seminais “Triangle” e Ram’s Head”, passando pela versão com op-amps até ao actual NYC Reissue. Além disso, muitos outros fabricantes têm no catálogo pedais de fuzz cujo desenho do circuito é inspirado no do Big Muff.

Algumas características:

– Tipo de efeito: distorção/fuzz;

– Controlos: volume, tonalidade e sustain;

– Preço: cerca de 70€ pela versão actualmente em produção.

Onde é que já o ou|vimos:

Além dos já mencionados Mogwai , do Superfuzz Bigmuff dos Mudhoney e de guitarristas lendários como David Gilmour e Jimi Hendrix (este apenas na fase final da sua carreira/vida) ouvimo-los a soar através de malta como J Mascis dos Dinosaur Jr – que possui uma colecção de mais de 40 Big Muffs diferentes –, Jack White, Billy Corgan, o Troy Sanders dos Mastodon, o Kevin Shields dos My Bloody Valentine e a Wata dos Boris.

j Mascis e parte da sua colecção

Até para a semana:

E fica um conselho – se alguma vez fizerem uma busca por “Big Muff” no Google Images, não se esqueçam de ligar a “Pesquisa Segura”. :p

\m/

 

Comentários

Comentar
  1. Joao

    lol a diferença, para mim, entre a pesquisa segura e a não-segura foi que nesta última apareceram os desenhos dos circuitos xD Circuito do big-muff = porn dos electrogeeks? :P

    btw, op-amps? pfff ampops! :) excelente pedal…. Agora não me lembro, mas…. ainda falta o crybaby, n falta? :P

  2. Sérgio Rodrigues

    Para quem queira aprofundar sobre big muffs e seus clones leiam os artigos do http://www.gilmourish.com, aprendi muito com esse site e o “dono” dele, que se chama Bjorn Riis está sempre disponível para trocar umas ideias e responder a dúvidas.

  3. Joao

    esse site é uma bíblia autêntica para qualquer guitarrista.. Leitura e estudo mais que obrigatórios!