O Backline do Ângelo: os amplificadores Laney
Hoje:
Depois de muitas guitarras, baixos, amplificadores, pedais e riffs, escolhi os amplificadores da Laney para terminar esta rubrica.
Generalidades aborrecidotécnicas:
Foi em 1967 que um baixista chamado Lyndon Laney, que fazia parte de um grupo chamado Band Of Joy – com uns tais de Robert Plant e John Bonham – decidiu começar a desenvolver amplificadores para juntar alguns trocos aos poucos que ganhava como músico. Estávamos em Birmingham, berço dos Black Sabbath, e o próprio Tony Iommi foi um dos primeiros clientes da Laney e ainda hoje – 45 anos depois – se mantém fiel à marca.
A Laney produz vários modelos de amplificadores diferentes, tanto para guitarra como para baixo, e podem consultar o seu catálogo aqui.
Onde é que já os ou|vimos:
Além do Tony Iommi, podemos ouvir com os Laney músicos como Mikael Akerfeldt dos Opeth, Liz Buckingham dos Electric Wizard, Mark Baker dos Orchid (a devoção aos Black Sabbath a tal obriga), O Matt Pike usou um Laney para gravar o Holy Mountain, O Russ Kent dos Noothgrush utiliza um e consta que a filha do baterista Chiyo se chama precisamente Laney, entre muitos outros.
Até à próxima:
Obrigado por terem lido a rubrica durante estes quatro meses. Bons riffs a todos!
\m/