O Que Roda no Meu iPod?

O que roda no meu ipod



Nada.

Não tenho iPod.

Nem quero ter.



Já tinha outra post preparado – mas para não começar numa nota mais sombria decidir iniciar as minhas contribuições com um incentivo à discussão.



Sem querer estar para aqui a fazer demagogia, no meu entender, um blog (ou equiparado online) deveria ser um espaço aberto à discussão acesa. No entanto, para muito pena minha, vejo pouca real discussão neste blog apesar de várias óbvias provocações e tentativas por parte de vários membros. Assim, o meu post inicial é uma tentativa de iniciar uma discussão viva sobre temas que certamente interessam a qualquer audiófilo.

Não tenho iPod, em primeiro lugar, porque não gosto do formato mp3. O que acham vocês deste formato? Parece-me impossível que algum fã de música consiga ouvir, por exemplo, Sun O))) em mp3 com a inerente perda (e também distorção) da riqueza espectral que caracteriza precisamente o som desta banda. Vários tipos de música (e a maioria dos que me interessam) sofrem grandemente com a passagem a mp3 já que se perde resolução frequencial de acordo com um modelo que não tem em conta essa tal riqueza acima mencionada – isto para não falar na eliminação de quaisquer frequências supostamente não audíveis e que podem sem qualquer dúvida influenciar a experiência de dada música (os Sun O))) deverão ser outro exemplo aqui). Quando ouvem música no computador preferem o mp3 ou um qualquer formato lossless (sem perdas) ? Num mundo actual em que o constante aumento da largura de banda é uma realidade fará sequer sentido a existência do mp3 (ou outro qualquer formato com perdas)? (nota: eu sei que o iPod oferece o formato mac lossless mas sei pouco sobre o mesmo e em geral não aprecio formatos proprietários)





Não tenho iPod, em segundo lugar, por que me irrita ouvir música com auscultadores. Embora admita que há alguma música que beneficia da audição com auscultadores prefiro que a música flua e interaja livremente com o espaço sendo modulada conforme as características do mesmo. E gosto ainda de interagir livremente (e radialmente) com essa música que flui pelo espaço e não estar prisioneiro da ditadura da estereofonia fixa dos auscultadores. Qual a vossa opinião relativamente à audição de música com auscultadores? Haverá músicos / bandas que gostem que nunca tiveram a intenção que a sua música se ouvisse com auscultadores?





E porque não voltar ao início e perguntar também: será um blog ou um fórum online o espaço ideal à discussão? Agrada-vos este formato para expor e trocar ideias?

Estou genuinamente interessado nas vossas respostas. É interessante perceber como cada um ouve música e lida com o crescente número de formas de a ouvir (e discutir).