Oliver Sacks: Musicofilia

Os livros são para todo o ano, mas não é mentira nenhuma se disser que nas férias há uma maior disposição para leituras. É por isso que abro este tópico. Comecei a ler este Musicofilia em pleno avião e mesmo indo a meio posso garantir-vos que é um livro imperdível.

É um livro em que Oliver Sacks, um neurologista e escritor bastante reputado, explora o lugar que a música ocupa no cérebro e como é que ela afecta a condição humana.

Apresenta “desalinhamentos musicais”: um homem atingido por um relâmpago que subitamente deseja ser pianista aos quarenta e dois anos, pessoas com «amusia» para quem uma sinfonia soa a ruído de panelas, ou um homem cuja memória dura apenas sete segundos excepto quando se trata de música; fala-nos dos “earworms” que são aqueles temas que temos sempre em loop na cabeça e não sabemos porquê; pessoas musicais e não musicais; ensina-nos imensa coisa que fará com que qualquer fã da arte mais abstracta não o largue até à última página.

Comentários

Comentar
  1. Susana Quartin

    O sôr Veiga do Erode falou-me nesse livro há uns meses, e nestas férias ainda lhe estive a dar uma vista de olhos :). Procura por "PBS Nova Musical Minds" no torrent, é um documentário interessante com casos apresentados no livro.

  2. Melancolia

    Um outro livro De O.Sacks que recomendo é "O homem que confundiu a mulher com um chapéu" tb é mto bom!

  3. ::Andre::

    Não tenho torrents Susana, não se arranja isso de outra forma?

    Olha a Mel*

  4. Susana Quartin

    Não encontrei :(. Há algum site onde possa colocar um ficheiro com 465mb?

  5. João Veiga

    Olá! :D Tive um professor de Fisiologia que me aconselhou ler esse livro este semestre… Foi das melhores coisas que ele disse durante as aulas :P simplesmente genial! Talvez um pouco académico demais em comparação com "O homem que confundiu a mulher com um chapéu", mas muito muito bom. Já agora, o filme Despertares (Awakenings) também é muito aconselhável. Até porque aparecem lá partes descritas no Musicofilia também :D

  6. b1p0l2r

    Eu tenho o livro em Inglês e ando a lê-lo aos poucos. Empresto a quem prometer cuidar e devolver. :)

    *

    Tiago

  7. ::Andre::

    João, grande prof o teu! Concordo com a descrição, é de certa forma académico e por vezes extenso na abordagem a determinados temas, mas vale muito!

    Tiago, em inglês com o dicionário ao lado? Eu também gosto de ler em inglês, mas este tipo de livros…

  8. ::Andre::

    Esteves, 16€ na Fnac é capaz de ser o preço mais barato do mercado.

    Tiago, acho que nunca vi esse filme…

  9. *maps*

    Não viste… Mas acompanhaste-o bem de perto :p
    É um filme excelente no que toca à relação médico-paciente e nos efeitos que daí advêm.
    Não sabia que era baseado em episódios relatados pelo Sacks.