Orthodox: melhor banda de sempre

Orthodox – Sentencia [Alone 2009]
Escrevo estas linhas após uma audição apenas. Uma. A opinião é prematura e posso estar enganado, mas um álbum de Orthodox é um momento especial logo tinha que o partilhar.
Sentencia é o 3º álbum dos sevilhanos, tem 3 temas em 33 minutos. A espanhola Alone é novamente a editora responsável e, pelos vistos, a Southern Lord não se mostrou interessada o que prova que está a perder o fulgor pela música interessante.
Mais perto do jazz e do experimentalismo que nunca, Sentencia é o reflexo duma banda que não conhece a palavra estagnar, é mais um exemplo da evolução da sua música. Álbum para álbum vemos um trio que não se acomoda e sabe exactamente o que quer. Mesclam a sua perspectiva do metal com as suas raízes (Andaluzia) e o resultado é o álbum mais inacessível e intrigante mas também o mais recompensador dos três.
Gravado em Janeiro, o disco vê agora a luz do dia e pode ser finalmente adquirido em CD ou LP. Tanto uma edição como a outra são extramemente belas tal como um álbum destes merece. Encomendem aqui: Alone Records
Para aqueles que só agora se estão a familiarizar com a banda, aviso-vos que perderam um fantástico concerto em 2008 mas nunca é tarde. Espreitem aqui: www.myspace.com/orthodoxband
O único defeito de Sentencia é não ter sido descoberto a tempo por Jim Jarmusch, caso contrário o mestre tê-los-ia escolhido para as paletes de som quando esteve a gravar Limits of Control em Sevilha.
Tracklist:
1. Marcha de la Santa Sangre 2:40
2. Ascensión 26:27
3. … y la Muerte No Tendrá Dominio 4:19

Ps: Pesquisem “Orthodox” aqui no tasco.