Os Novos Clássicos – 2ª Parte
Jóhann Jóhannsson
Islândes (mais um) que dá cartas em música clássica e electrónica magistral, é um dos responsáveis pela tag post-classsical ou neo-classical com o trabalho de estreia Englabörn de 2002 e voltou em força em 2009 com o novo trabalho “And In The Endless Pause There Came The Sound Of Bees” uma banda sonora para a curta metragem Varmints.
Hauschka
Compositor que vive em Düsseldorf, Volker Bertelmann tem a particularidade de colocar objectos estranhos por entre as cordas do piano originado peças que mais parecem vindas de um piano defeitoso. Foge das convenções, e criou assim um estilo muito peculiar e aos meus ouvidos original. Começem com o CD ferndorf.
Em 2010 lançou um CDR-EP de edição reduzida a 300 exemplares – Small Pieces, de onde destaco a faixa unknown onde viaja uma voz feminina que remete para radiohead. Candidato a loop eterno até ao próximo trabalho.
Max Richter
Porventura o nome mais conhecido e divulgado desta vaga de compositores, e por isso dispensa palavras adicionais. Max Richter consegue transformar o simples no extremamente belo. Esta que deixo é a minha preferida, e pouco tenho mais a dizer além de ser a música mais perfeita que conheço.
Rachel Grimes
Rachel pertence a uma das minhas bandas favoritas da actualidade (Rachel’s) e este álbum a solo, baseado apenas em composições para piano, torna-a numa referência obrigatória neste post. Dispensa palavras, necessita de headphones.
Tiago Sousa
É Português, e tem um futuro promissor no panorama de música nacional. É fã de Satie e Debussy sem complexos e transporta ainda para esta música a viola acústica que o acompanhou no trabalho anterior. Fundamental.
Peter Broderick + Machinefabriek
Está é a dupla e faixa do ano de 2009. Sozinhos prefiro Machinefabriek, juntos fazem algo novo – aquelas misturas que resultam em algo único, sem se saber bem o porquê.
Nils Frahm
Até o Thom Yorke o recomendou numa entrevista. O CD The Bells é também incontornável. Apesar de bastante mais convencional quando comparado com tudo o resto que mostrei, vale a pena ouvir.