Pelican – City of Echoes [2007]

Portanto, isto não é difícil. Continuamos a ter os mesmos 4 pelicanos de Chicago, com as 2 guitarras, o baixo e a bateria, que continuam a orientar os seus desígnios sonoros pelo InstruMetal, e procuram alargar os tentáculos da sonoridade incorporada na matriz inicial para outros territórios adjacentes.
Desta vez optaram por retirar alguma da dimensão ambiental épica e expansiva que construíram em The Fire in Our Throats e na harmonia conjunta de Australasia, inclinando-se para uma abordagem mais despida e mais directa, e com temas mais curtos. Até o título do disco é menos poético e a capa menos paisagistica. De qualquer maneira o directo aqui não implica um retorno à forma monolítica com que me impressionaram no EP de estreia, nem implica ausência de melodias ambientais – oiça-se a excelente última música e propriamente intitulada A delicate sense of balance. Até podemos encontrar alguns paralelismos entre o tema título City of Echoes e a grandiosa March into the Sea.
O disco contem momentos bem pujantes como em Dead Between the Walls, em que os Riffs continuam a ditar a sua lei, só que estão noutra onda distorcional diferente da da intensidade sludge do inicio e a secção rítmica está bem mais à frente do que nessa altura, ouve-se perfeitamente o baixo a carburar. Digamos que no global tem um maior apelo Rock e um sentimento mais suburbano, mas continua a ser distinto, continua a ser Pelican, e continua a ser muito bom!
Ainda faltam 2 meses para o lançamento do disco. Vou ver se espero pela rodela para o voltar a ouvir, até porque no fórum da HH alguém afirmava que a versão que por aí anda não é a final.

Comentários

Comentar
  1. ::Andre::

    Muito bem… Eu gosto muito do álbum e até acho que esta faceta mais directa veio dar um novo ar. É um dos meus preferidos deste ano e agora só espero que venham cá ;)

    Mas, é verdade que a versão que aí anda não é a final??

  2. Crestfall

    Não sei, foi o que li no fórum da HH, não faço ideia se será mesmo assim.

  3. ::Andre::

    Mmmmmm, tá bem então. Às tantas é mas é manobra já que o álbum ficou leakado muito tempo antes…

  4. naSum

    Upa upa. cd critica… lol. gostei deste album por acaso muito porreiro ;)

  5. naSum

    yep andre. conheço ;). mas não me puxaram tanto… este sim ;) se calhar não ouvi com tanta atenção ou assim… não sei ;)

  6. ::Andre::

    É preciso tempo para digerir os outros, são mais longos e talvez mais complexos. Pede o DVD ao teu irmão, vais gostar ;)