Porcupine Tree – Arriving Somewhere DVD

Este DVD demorou o seu tempo porque os Porcupine Tree gostam de nos presentear com material de qualidade, mas valeu bem a pena.
Mesmo assim, tal como eles já tinham avisado na sua homepage, o tempo não foi o suficiente para percorrer e editar as 250 horas de gravações realizadas nos últimos 4 anos, de maneira a que o documentário fosse incluído no 2º DVD.
Esse é mesmo o único defeito desta edição, se é que a não inclusão de alguma coisa pode ser considerada um defeito!
O 1º disco contem a gravação de um concerto da Tour do Deadwing em Chicago realizado há precisamente 1 ano. Ver um concerto completo em DVD ou noutro formato qualquer no conforto do lar não é coisa fácil. Depois de o ver uma vez, geralmente sirvo-me apenas da pista sonora, ponho-o a tocar e vou fazer outras coisas. Felizmente o DTS 5.1 aqui registado – obviamente supervisionado pelo Steven Wilson – é excepcional. Só por isso já valeu a pena, e é garantido que vai sofrer de rotação regular.
A imagem também é muito apelativa, sempre em planos diferentes e modificada com efeitos, muitas vezes com um aspecto propositadamente granulado e com várias texturas e distorções.
Das 16 músicas que compõem a tracklist, gostei particularmente de ver a inclusão de Mother and Child Divided e So Called Friend, dois extraordinários outtakes das sessões de Deadwing. A interpretação da Hatesong é fantástica, Gavin Harrison – baterista – é soberbo, o homem toca que mete nojo! E a actuação termina em beleza com a envolvência acústica de Trains.
O 2º disco não é nada de especial, lá está, falta o documentário, mas até podiam nem ter feito uma edição dupla, ou por outro lado podiam ter incluído toda a actuação no Rockpalast. De qualquer maneira temos o clássico Radioactive Toy e a excelente – olha estes tempos à Meshuggah – Futile, tema apenas incluído no CD promocional com o mesmo título. E para ver com atenção também há a curiosa Cymbal Song e uma enorme photo gallery.
Imprescindível.

Comentários

Comentar
  1. PoisonGodMachine

    O 2º disco tem o quê, afinal?

    É deixá-lo pousar que vou comprá-lo!
    PT is tha shit! :D

  2. Crestfall

    Atão, Tem as 2 músicas que mencionei da actuação no Rockpalast (programa da TV Alemã); Photo Gallery; Cymbal Song; e ainda Lazarus Promo-clip e as composições vídeo para 3 das faixas do primeiro DVD.

    Custou 20Euros.

  3. João D.

    estou absolutamente obrigado a comprar isto. Espero que haja nas fnacs sinceramente(embora tenha as minhas dúvidas)