Roster Amplificasom: HHY & The Macumbas
Skull-Cave Dub! HHY & The Macumbas combinam uma barragem febril de percussões-ossos, sintetizadores eléctricos, sub-graves, massas de sopros e de eco, vibração e ressonância, através do sangue eléctrico da mesa de mistura. Ensemble de configuração variável que desde 2009 tem vindo a apresentar séries de operações sónicas, juntando os ataques de sopros com a pulsação percussiva, numa máquina eléctrica infernal que usa as estratégias do Dub para desvendar o espectro sonoro e os ritmos da selva mental.
Jonathan Uliel Saldanha, o cérebro por detrás do colectivo, é um dos génios contemporâneos. Colabora com Raz Mesinai, Mark Stewart, Steve Mackay, Mike Watt, Eyvind Kang, com Nyko Ripit tem os Fujako, com Adolfo Luxúria Canibal os Mécanosphère, faz parte dos Faca Monstro, foi convidado em Dezembro passado para trabalhar som no maior centro de astronomia no Chile e, entre dezenas de coisas, quando John Zorn viu e ouviu o seu novo trabalho para a Tzadik – Tunnel Vision, disse apenas isto: “A 21st century cult classic”.
Estamos super entusiasmados e apaixonados por esta colaboração. O que se segue: alguns concertos veraneios, o primeiro disco cuja distro mundial será feita por uma das grandes (ainda não podemos revelar) e uma tour europeia em Novembro.
Pura alquimia sonora.
Sobre o 7″ Legba/ Houmfort, único lançamento oficial até ao momento, foi dito:
Galloping percussion, soaring keyboards and dark atmospheres.
Stefano Isidoro Bianchi in Blow Up Magazine
Weirdly proportioned dub-macumba hybrid. Interesting and whacked.
Byron Coley in The Wire
Legba / Houmfort reconciles musical tradition and future. Driven percussion, driving bass, trumpet and a dash of psychedelic effects form the bases for these two almost ritualistic jams on both sides of this vinyl.
Hans Vanderlinden in Kindamuzik
(…) este disco é marcado por uma forte dramatização sonora, criadora de uma imagética muito própria; pesada; claustrofóbica; misteriosa. É quase sempre num frenesim controlado que o nosso cérebro se reajusta à situação, desajustando-se por vezes da razão. O que às vezes é bom. Muito bom.
RD in A Trompa
Vídeos:
Sons:
Legba In Dub (Wire Tapper, 2011)
Próximos concertos:
11-05 TXTR, Porto
25-05 Uneeded Conversations, Porto
09-06 Serralves em Festa, Porto
15-06 Shared Digital Futures, Vienna
Booking: booking@amplificasom.com