SOMA está quase aí

Stephen O’Malley
Culturgest, Porto
11 de Abril, Sábado
22h
5€

Este é o primeiro concerto de uma série de cinco que a Culturgest apresenta este ano na sua Galeria de exposições da Avenida dos Aliados no Porto. Reinventando os vocabulários do rock, da música contínua e do metal contemporâneo num percurso iniciado há década e meia, Stephen O’Malley, guitarrista americano actualmente a viver em Paris, é dos artistas destes campos estilísticos que maior detalhe e invenção aplica no desenho, na arquitectura acústica e no impacto físico-psíquico do som.

O’Malley trabalha métricas pentatónicas lentíssimas e emprega níveis decibélicos extraordinariamente elevados, num processo minucioso de inscrição e armação sonora no espaço em que explora a acústica do local e os limites da tolerância humana à vibração acústica através do uso da guitarra eléctrica ligada a um massivo muro de amplificadores a válvulas, oferecendo espaço de respiração à saturação do som e a uma densa teia de sobreposições microtonais. O seu ritmo é o do vocabulário do doom metal, informado pela amplitude de dinâmica e pelo léxico herdados de uma pluralidade de exploradores e transgressores de várias áreas, de Hendrix a Coltrane, Keiji Haino, Pandit Pran Nath ou Sonny Sharrock.

Para além do projecto que fundou, os SunnO))), uma das bandas fundamentais drone/doom metal, tem trabalhado com outros artistas que possuem igualmente uma relação plástica e extrema com o som, de Peter Rehberg a Lasse Marhaug, Oren Ambarchi ou Attila Csihar.

O’Malley é tido como uma das principais figuras da última década na afirmação estética do metal enquanto género de vanguarda e espaço artístico aberto à liberdade e expansão criativas.

Organização: Culturgest e Filho Único

Comentários

Comentar
  1. não sabia se este fim-de-semana ia ao porto então atrasei-me um pouco nisto. a ver se ainda hoje passo numa fnac. obrigado, andré.

  2. Mountain Goat Productions

    Comprei o meu na fnac.
    Tem um acrescimo ao preco do bilhete de 5 euros.

  3. Crestfall

    Espero que não esgote porque só na altura é que vou saber se coiso.

  4. ontem fui à fnac, já só tinham 8!
    sunn o))) is the hype.

  5. Susana Quartin

    Afinal parece que vou :O.

    (Alguém que construa uma estátua em honra do Pedro Mendes. Obrigada.)

    :D

  6. ::Andre::

    Mas já tens bilhete Susana?

    Tiago, a maior sorte do mundo!! Foi muito mau decidirem tocar num dia destes, mas no próximo tentarei lá estar e contribuir com o meu apoio. Fina Flor do Entulho m/

  7. Saturnia

    Sei que calha no mesmo dia mas podiam fazer “publicidade” aos Alice in Wonderland Syndrome q tocam no mesmo dia na Casa Viva =)

    Obrigada!