Sound & Vision e Sound Art

Dois livros, duas obras fascinantes para compreender toda a complexidade do fenómeno musical contemporâneo, sobretudo ligado às vanguardas estéticas. São livros editados no mercado internacional (na Fnac só por importação) e estão disponíveis através de venda directa na Amazon inglesa.
“Sound & Vision”, escrito a meias pelos italianos Luca Beatrice e Alberto Campo, renova a análise às tendências actuais da cultura audiovisual, fazendo o cruzamento entre as artes visuais e as manifestações sonoras (o livro tanto aborda Keith Haring como Mathew Barney, Chris Cunningham – a imagem da capa é retirada do videocplip “Come to Daddy” -, Aphex Twin ou Björk.Quanto ao segundo livro, com o sugestivo título “Sound Art – Beyond Music, Between Categories”, do músico e escritor Alan Licht, propõe uma séria e aprofundada reflexão sobre o som enquanto arte, numa perspectiva histórica evolutiva.
Partindo do Futurismo de Marinetti e Russolo, até ao minimalismo de LaMonte Young, às diabruras noise da No-Wave, dos Sonic Youth ou ao malabarismo de discos de Christian Marclay, “Sound Art” é um livro essencial para os melómanos e curiosos na história das artes audiovisuais do Século XX e XXI. Além disso, esta obra conta ainda com um prefácio do músico Jim O’Rourke. Dois livros que se complementam para um melhor entendimento das estéticas e tendências artísticas audiovisuais contemporâneas.

Comentários

Comentar
  1. ::Andre::

    Chris Cunningham m/

    Vou deixar este tópico "como não lido", demasiados livros em fila de espera, demasiados livros para comprar… Acho que começaria pelo segundo, o Sound Art.

  2. ::Andre::

    Ah, e não é a primeira vez que compro livros por tua causa :)

  3. Rodolfo

    maltinha, é de dar uma vista de olhos na bookdepository.com; normalmente têm livros um pouco mais baratos que a Amazon e enviam gratuitamente para todo o mundo – estão no reino unido e as coisas demoram para aí uns 4 dias a chegar.