Sugestão de exposições

Inaugurou este sábado, no Centro Português de Fotografia, uma exposição de GMB Akash, fotógrafo natural do Bangladesh, que apresenta aqui uma série de fotografias sob o título Survivors que o próprio resume assim: “demonstra a invencibilidade da determinação humana para lutar e sobreviver contra todas as adversidades”. É um trabalho de fotojornalismo tocante da autoria daquele que foi o vencedor do World Press Photo de 2006 e engloba fotografias de várias reportagens dele, como por exemplo “Nothing to hold on to”, “Born To Work”, “Lonely Home in Nepal”, entre outras.

Também no CPF, no piso de cima, a Inês d’Orey tem em exposição uma nova série de fotos do seu trabalho “Porto Interior”. 
Acho que as fotos deste trabalho dela possuem sempre uma certa aura inquietante, talvez devido à familiaridade dos mesmos que aqui aparecem sempre absolutamente desprovidos de presença humana.

Como última sugestão, deixo aqui o conselho para uma visita à Galeria Presença em Miguel Bombarda onde está uma exposição de Alexandre Farto. A primeira vez que vi um trabalho dele foi numa visita à Fábrica Social e achei muito interessante a sua técnica de grafitti por subtracção, isto é, ao invés de usar tinta, ele pica a parede para criar a imagem desejada. Aqui, nesta exposição, além de um exemplo desse género, ele estendeu a técnica ao papel onde várias camadas sobrepostas são rasgadas com vista a obter o mesmo efeito que mencionei acima.

Comentários

Comentar