Visão DOOMundo: Dubstep & Glitch
Para sair um pouco da temática Rock & Metal e porque gosto de me manter sob um espectro ampliado, eis uma bela oportunidade para divulgar a minha recém-obsessão musical: Dubstep e/ou Glitch.
Se o dubstep já se trata de um conceito minimamente conhecido, o mesmo não se pode dizer acerca do glitch, sendo que o mais interessante é a fusão de ambos, resultando em algo minimamente complexo designado por glitch-hop. Mas enfim, são tudo meras etiquetas!
Foi através da série Breaking Bad, nas variadas cenas do cozinheiro discípulo Jesse Pinkman, que comecei a despertar interesse nesta onda musical, uma vez que surgem diversos ritmos dubstep. Para além desta influência, também o meu gosto e curiosidade pelo parkour contribuiu para explorar ainda mais a onda.
Bassnectar – Underground Communication (2007)
Sem dúvidas o meu álbum preferido de dubstep. Com muita influência breakbeat e glitch. Depois de conhecer este álbum, acabei por me render e incluir este género musical no meu dia a dia. Como o próprio nome do álbum o indica, trata-se de um som derivado do mais profundo underground, com vocal oriundo de algures entre o dub e o hip-hop. É um daqueles álbuns apropriados para os meus momentos “irrequietamente positivos”. Dá-me uma séria vontade de sair de casa e entrar num percurso parkour pelo bairro fora (obviamente vão me confundir com um assaltante e levo uma bela porrada por causa disso….).
Heyoka – Marklar (2010)
Aqui a onda é puramente glitch. Para quem não sabe e tem preguiça de pesquisar o que é, o glitch trata-se de um estilo musical electrónico que se baseia na reprodução de erros digitais, electrónicos e analógicos em padrões rítmicos. Este técnica musical é então aplicada sob outros tipos de música tais como o hip hop e o dubstep. Este álbum é electronicamente arrastado, a minha visão DOOM dispara o alarme sob o ritmo pausado e lento deste som electrónico. É talvez a minha maior recomendação musical dentro do mundo electrónico.
E é esta a minha recomendação musical electrónica desta semana bitches!