Visão DOOMundo: Estabelecimentos Rock & Metal em Portugal

Portugal não é propriamente um paraíso no que diz respeito à quantidade e diversidade de estabelecimentos Rock & Metal em Portugal… basta atravessar a fronteira e por essa Europa fora não faltam opções para quem queira beber um caneco com amigos sob um qualquer som inserido no largo espectro do Rock & Metal.
Sinto falta de um bar/taberna/pub alternativo que tenha um ambiente dedicado a tal cenário, com mesa de bilhar, um bar recheadíssimo de bebidas poderosas nacionais e internacionais (preferencialmente a preços convidativos…), decoração clássica com bandeiras, posters e info de concertos, petiscos para acompanhar a cervejola/vinhaça e pessoal que frequenta concertos e festivais um pouco por todo o lado.
Obviamente, não vou exigir um bar “Stoner Doom Metal” ou “Atmospheric Black Metal”, até porque estaria a limitar muito a atmosfera envolvente e estaria a ser um  chatinho freak. Simplesmente um bar para ir beber um copo e sentir-me familiarizado com o espaço e o ambiente. Gostaria de ter a opção de, a meio de uma qualquer noite, sozinho ou acompanhado, decidir: “bem vou ali beber uma cervejola ao balcão, ouvir uma rockalhada/metalada e encontrar malta conhecida”.
Uma vez que essas opções são escassas um pouco por todo o território nacional, vou-me centrar nas boas memórias que tenho de alguns locais que já nem existem, bem como enaltecer os locais que ainda sobrevivem.

Tasca da Velha (Bairro Alto – Lisboa)

Nem acreditei quando me levaram a este espaço!
“Filipe, tens de conhecer uma tasca metal no bairro alto, com petiscos, vinho e cerveja super barata e a dona é uma velhota simpática, a AVÓ DO METAL!”.
E eis que se confirma este grandioso local! Não sei se ainda se mantém aberto. A solução é simples:
Tasca da Velha = Avó do Metal + Bairro Alto + Tasca + Petiscos + Vinho/Cerveja (bons preços) + Metal extremo.

Pherrugem (Porto)


É talvez o bar que mais gosto de frequentar no Porto. Tem uma atmosfera própria, com pessoas de cenários e contextos diversos. A música é suportável e por vezes até chega a ser mesmo boa… Gostava muito da versão antiga do bar, com mais carácter, no entanto, acho que o acréscimo da sala nova contribui para tornar o espaço mais variado e acessível.
Algum excesso no que diz respeito ao fumo (quase insuportável) e poderia ter preços mais convidativos.
Tenho pena que não se façam noites temáticas com estilos musicais distintos que se enquadrariam de forma perfeita, tais como: Stoner Rock, Garage Rock e Blues.

Disorder (Lisboa)


Fui duas vezes a este bar e fiquei deslumbrado com a arquitectura e decoração do local. Uma autêntica caverna metaleira. Das vezes que lá fui, o som assentava essencialmente na onda Death/Gothic Metal (não é bem a minha onda mas…).  Entretanto ouvi falar de algum mau ambiente neste espaço… Sei que o local já mudou de gerência e de nome algumas vezes, mas não faço ideia se ainda se encontra aberto. Alguém me pode dizer?

Ex Bar (Vila Real)

Cresci em Vila Real e este bar ajudou-me a crescer. Bar versátil com especial foco no Heavy Metal, Hard Rock e Blues Rock. Para além do ambiente e música, era sempre bom estar com as personagens Vilarealenses (de partir a rir) que viviam neste bar. Infelizmente já não existe…

Buraco Negro (Coimbra)

Passei muitos e bons momentos neste bar/discoteca! Passava essencialmente Nu Metal, uma vez que na altura, bandas como Korn, Deftones e Coal Chamber estavam no seu auge, mas também muito Metal Industrial e Grunge.
Gostava especialmente da particularidade de este não ser um bar metal, mas sim, uma discoteca metal. Com pessoas a dançar e a cometer loucuras diversas. Um local destes, só poderia ser em Coimbra. Eternas saudades.

Comix (Porto)

Infelizmente já não existe e só lá fui uma vez. Provavelmente o bar do passado que mais elogios ouvi dentro do cenário “underground” do Porto. Não tenho muitas informações (nem foto…) acerca deste espaço e, como tal, gostaria de ouvir os desabafos de pessoas que o frequentava.

 Diagonal (Praia da Rocha – Portimão)


Este será possivelmente o mais genuíno bar de Metal dos que mencionei. Decorria a minha adolescência quando lá fui a primeira vez. De férias com meus pais, decidi explorar melhor a área de bares, uma vez que estava saturado dos bares clássicos do Algarve… e eis que encontro numa ruela este santuário! Frequentado por turistas mas também por Portimonenses, este bar passa literalmente um pouco de tudo. Extremamente versátil a nível geral: música, bebidas, jogos, comida, personagens e muita simpatia. Espero que se mantenha aberto por muitos anos e recomendo este bar a todos vocês.

Caros amigalhaços, alguma boa recordação que possam partilhar? Alguma recomendação de locais ainda abertos?…

Aproveito também para questionar a minha Invicta: “Porto, agora que possuis uma excelente vida nocturna, porque não dares à luz um belo bar/taberna de Rock & Metal? Prometo levar amigos e petiscos…”.