Wolves in the Throne Room – Two Hunters [2007]

A capa do álbum de estreia – Diadem of 12 Stars – em tons de azul esverdeado que retrata uma paisagem florestal, exerceu um certo fascínio distante à minha pessoa. Fartei-me de ver referências em sites e revistas mas estranhamente [ou talvez não, porque o meu interesse por Black Metal sempre foi muito residual] nunca ouvi o disco. Agora que o Justino apareceu no concerto do Scala com uma t-shirt dos moços e que comecei a ler opiniões muito positivas acerca do novo álbum resolvi não deixar passar o momento e fui “apanhá-lo”.
E é que as criticas positivas têm mesmo razão de ser. A envolvente atmosférica que emana da névoa cinzenta é extraordinária. Composto por apenas 4 temas que funcionam mais como 4 secções de uma épica peça musical, contem os ingredientes expectáveis de um disco essencialmente catalogado como Black Metal; As guitarras ríspidas e cheias de filtros, os blast beats da bateria e os berros agonizantes. Mas os conceitos sonoro e estético baseados na íntima relação dos seus elementos com a natureza é feito de contrastes intrincados e transborda a noção do estilo.
O início do disco é sereno e introspectivo, dedicado a ambientes shoegazer e à invocação do espírito da floresta, provavelmente as samples que se ouvem até serão field recordings. Os 12 minutos que se seguem iniciam o assalto black metal cru e trucidante, sem grandes complexidades mas com uma qualidade progressiva nos compassos e nas texturas que mantém o nível de interesse no máximo. Lá para o meio abrandam no ritmo e expandem as melodias [Dissection e In the Woods ressuscitados], sacando momentos bastante melancólicos. Jessica Kinney que já colaborou com ASVA dá um encantamento etéreo às frias paisagens de Cleansing, o trecho mais experimental e desoladoramente bonito. Também experimental e notável é a viagem proporcionada pelos mais de 18 minutos de I will lay down my bones among the rocks and roots, é o pináculo do álbum e pode servir como uma bela definição para épico, adoro o som imponente das guitarras e a maneira como as vozes femininas reaparecem para encerrar o disco em beleza. Isto não é propriamente material revolucionário mas é precioso e extremanente refrescante para os meus ouvidos. Agora tenho que descobrir o Diadem.

Comentários

Comentar
  1. ::Andre::

    há umas semanas fiquei com vontade de os conhecer e saquei o diadem. apaixonei-me e nem sequer aprecio muito black metal. daqui a uns dias pego neste two hunters mas entusiasmado já estou…

  2. João

    fdx southern lord??? editora do ano= paradigms masék n ha duvida em 2º vem a southern lord :P

  3. ::Andre::

    a southern é, pelo menos, a editora do segundo semestre do ano ;P

    por falar em paradigms, como são os caina?

  4. João

    deviamos fazer lista das tapes de ediçao limitada 100 do ano :D é hype :D

  5. ::Andre::

    falou o menino que anda na faculdade a passear os livros :P

  6. naSum

    lol. não tenho livros andre =P. era bom era q fosse assim realmente eheh

  7. ::Andre::

    não tens livros mas tens fotocópias e tu sabes o que eu quis dizer. apanhas a camioneta na areosa logo de manhãzinha mas isso é tudo para enganar os paizinhos, o que tu vais fazer sei eu :P

  8. sexy

    ????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????,????

    ??,????,???????,????,???,??,????,cs online,???,????,?????, ???,?????,????,??,game,?,????,???????,??????,???,????,???,???????,?????,???,???????,???????,????????,???????,????,??,????,????,?????,?????,????,?????,???,????,??,????,???????,????,???,????,????,??3??,???,?????,????,??,game,?,????,???????,??????,???,????,???,???????,?????,???,???????,???????,????????,???????,????,????,????,?????,?????,????,?????,???,???,????,cs online