HOJE em Serralves!

Os Title TK surgem, enquanto “banda”, como uma provocação. Descrevem-se a si próprios como um cruzamento entre o poeta David Antin e a banda-paródia Spinal Tap, e nos seus “concertos” muito pouco ortodoxos subvertem os cânones da apresentação da música ao vivo levando para o palco outras formas com que a música habita a cultura dos nossos dias, numa performance que se situa entre a reflexão e o espelho do profundo enraizamento da música nos universos da subjetividade, da sociedade e da economia. O seu primeiro álbum, “Rock$”, surgiu em outubro de 2013.

Nos percursos artísticos dos elementos que compõem o trio Title TK – Alan Licht, Cory Arcangel e Howie Chen – encontramos a exploração duma vertente marcadamente concetual mas também o mesmo instrumento musical: a guitarra.

Alan Licht é um guitarrista requisitado para colaborações com importantes nomes da música, como Lee Ranaldo e Kim Gordon (dos Sonic Youth) ou Bonnie ‘Prince’ Billy. Também tem desenvolvido uma sólida carreira como improvisador quer a solo quer ao lado de nomes cimeiros da música experimental, como Jandek, Loren Connors eJim O’Rourke. Paralelamente, Licht tem desenvolvido uma importante carreira como escritor e jornalista, colaborando com publicações como WIRE, Artforum, Art Review, Sight & Sound, Village Voice e Time Out New York, entre outras. É autor do livro de referência sobre o vasto campo da arte sonora Sound Art: Beyond Music, Between Media.

Sediado em Nova Iorque, Howie Chen tem desenvolvido um notável trabalho de exploração de práticas coletivas quer ao nível da criação artística, nomeadamente com os New Humans, quer de curadoria e investigação, como é o caso do projecto Dispatch.

Cory Arcangel é um destacado artista norte-americano conhecido pela utilização de meios como os videojogos e a internet com recurso a estratégias de infiltração e ao hackerism. Contudo, a sua formação é de guitarrista clássico e no seu trabalho recente observamos uma crescente aproximação ao som quer experimental quer ligado à cultura pop.

Comentários

Comentar