Numa recente troca de mails com um amigo meu, veio ao de cima o assunto das gémeas Esteves Cardoso.

Este facto fez-me lembrar os idos anos 80 e a época em que eu pensava que Manchester seria um lugar paradisíaco e, de certo modo, o centro do mundo. Bandas como os Joy Division, A Certain Ratio, New Order, Smiths, Durutti Column e os artigos semanais assinados pelo pai das duas raparigas contribuiram grandemente para essa ideia.

Dessa época houve um album que sobressaiu, porque, de alguma forma reforçava essa ideia de que faziamos parte do que se passava em Manchester. O album era o Amigos em Portugal dos Durutti Column. O album enchia-nos de orgulho. Alguém em Manchester tinha amigos por cá e até gravava um album numa editora Portuguesa. A mesma editora que, por sinal, também lançou Manuela Moura Guedes na sua breve aventura musical.

Porque é que me lembrei disto? Porque nesse album a quarta faixa se chamava precisamente, Sara e Tristana. Era um tema dedicado às infantas do MEC. Fabuloso!!! Do melhor que Vini Reilly produziu.

Hoje cheguei a casa e voltei a ouvir o disco… mas já não é a mesma coisa. Quando ouço o tema, já não consigo imaginar duas crianças a correr num jardim e a andar de baloiço, mas só me consigo lembrar das duas gémeas completamente histéricas a apresentar um concurso na televisão e as fotos das mesmas na FHM.

Será que Vini Reilly comprou a FHM de abril de 2006? Coitado do rapaz… era tão doentinho. Ainda lhe dá uma coisa se sabe.