Amplificasom: 10 anos!

10 anosA nossa/ vossa Amplificasom celebra hoje 10 anos. Começou uns meses antes, como sabem, mas o primeiro concerto aconteceu a 10 de Novembro de 2006 e é, desde então, aquela data onde contamos mais um ano em cima. Desde essa noite marcante até ao dia de hoje, é inevitável afirmar que a Amplificasom moldou as nossas vidas. Os amigos que fizemos, os momentos que vivemos, as experiências pelas quais passamos tiveram e têm um grande impacto em nós.

É fundamental parar um pouco e recordar este percurso pois recordar também é viver. Tudo começou com os Enablers nessa tal noite outonal. Seguiram-se os Pelican pela primeira e única vez em Portugal, os Boris igualmente na primeira vez por cá e numa altura onde se notava a fome e sede por concertos diferentes e desafiantes, os Secret Chiefs 3 também pela primeira vez, os Russian Circles cujos todos os concertos passaram pelas nossas mãos, Caspian, A Silver Mt Zion que nunca mais voltaram, Wolves in the Throne Room em 2009 (!), Earth, This Will Destroy You, Fuck Buttons também em 2009, Isis também pela primeira e única vez, os MONO em Serralves e que entretanto têm passado por cá com regularidade, Kylesa num Porto-Rio a abarrotar, Altar of Plagues e Aluk Todolo na Fábrica de Som (sim, leram bem), a estreia (!) dos Shellac, Master Musicians of Bukkake, Om, Scott Kelly, Arthur Doyle, o primeiro Amplifest que teve Godflesh e Jesu, Matana Roberts, Deafheaven antes da explosão, fez-se história em Eyvind Kang & Jessika Kenney, Full Blast com o mestre Brötzmann, o segundo Amplifest com o regresso pós-hiatus dos Godspeed You! Black Emperor, a estreia dos Bohren e dos Amenra e dos Ufomammut nessa mesma edição, Meshuggah, Cult of Luna, a Kim Gordon e a Chelsea Wolfe no backstage do Amplifest 2013, a primeira vez dos METZ e do King Dude, Michael Gira a solo seguido de Swans no Amplifest de 2014 que também contou com os Wovenhand e Ben Frost, Ken Vandermark & Paal Nilssen-Love na Sonoscopia (!), Anathema, Future Islands antes do hype, Tim Hecker, Kadavar, Converge, Stephen O’Malley, William Basinski, Zola Jesus, And So I Watch You From Afar, Sumac, Sun Kil Moon, o sonho Neurosis e Anna von Hausswolff neste último Amplifest… Podem ver todos os cartazes dos eventos Amplificasom clicando aqui.

10 anos

Não foram apenas 10 anos de eventos. Com o booking/ agenciamento, parte fundamental da nossa estrutura, passaram pelas nossas mãos mais de 500 concertos! Algumas parcerias foram assumidas, Menace Ruine no SWR ou Emeralds no Serralves em Festa, por exemplo. Outras não pudemos nem podemos revelar, mas vocês estiveram lá. Para além do nosso roster, que é composto pelas bandas portuguesas mais relevantes da actualidade, tivemos a oportunidade de colaborar com Baroness, Alt-J, Blixa Bargeld & Teho Teardo, Phill Niblock, Nomeansno, Mars Red Sky, Fatso Jetson, Weedeater, Shangaan Electro, Al-Madar, Kavinsky, Howe Gelb, Valient Thorr, Jarboe, High on Fire, Earthless, Jambinai, Peter Broderick, Author & Punisher e a lista continuaria e continuaria.

Editamos também um par de discos, a nossa marca ficará na história nos LPs esgotados do Arthur Doyle (RIP) e Process of Guilt sem esquecer a edição digital do Jorge Coelho. Podem ver aqui. O próprio blog, o antiguinho http://amplificasom.blogspot.pt, foi palco de descobertas musicais, de discussões saudáveis e de inícios de amizades.

Foram uns 10 anos maravilhosos com pessoas maravilhosas que acreditaram e acreditam, que lutaram e lutam e aqui deixo um obrigado do coração – vocês sabem quem são. O nosso sonho continua, a paixão, a intuição, a coragem e alguma loucura para seguir em frente mantêm-se e a vontade de abraçar o futuro é imensa.

Para celebrar, hoje e só hoje, os nossos próximos concertos custam 10€ apenas na Amplistore por isso, se querem ir a Oathbreaker (Porto ou Lisboa) e Wrekmeister (só Porto) aproveitem a promoção até à meia-noite. Quem já adquiriu ao preço normal não fiquem tristes, estão a apoiar e a contribuir para algo que também fazem parte.

Obrigado pela companhia nesta viagem e que continuemos a viajar juntos.

Parabéns Amplificasom, parabéns a todos nós*

Ps: Estás sempre connosco, E.