Gimme Shelter (1970), dos irmãos Maysles e Charlotte Zwerin

Gimme Shelter dos irmãos Maysles, documenta a tour dos Rolling Stones em 1969 pela américa, mais precisamente no concerto das colinas de Altamont Speedway a oeste de San Francisco. O concerto degenerou em caos quando os Hell `s Angels, viciados pelo alcool, contratados para manter a ordem na frente do palco, descarregaram o seu ódio batendo nos espectadores. A violência de Altamont foi marcada pelo homicídio de um jovem negro, Meredith Hunter. Captado no filme, o homícidio de Hunter consolidou a reputação do festival, como o fim oficial da contracultura da década de 1960. Ainda pior, Gimme Shelter mostrou que a contracultura não ia resgatar ou mudar alguma coisa, especialmente o impulso humano de violência.
Este concerto gratuito ter resultado em destruição e morte (três outras pessoas morreram naquele dia) chocou a Nação de Woodstock. Afinal, uns escassos três meses e meio antes, 300.000 pessoas coexistiram pacificamente durante três dias num campo enlameado de Nova York para ouvir música. Ironicamente, Gimme Shelter, o filme – tanto como os eventos reais em Altamont – garantiram que a má reputação do festival como marca do “fim” dos anos sessenta. Na versão original do filme, o New York Times, e mesmo os Rolling Stones, criticaram os Irmãos Maysles pela exploração do homicídio pela sua vantagem económica. Indiscutivelmente, estas acusações são tão responsáveis pela notoriedade de Altamont como o assassinato em si. Os Irmãos Maysles e Charlotte Zwerin eram defensores do Cinema Direto, um movimento de documentários que aplicava técnicas de filmes de ficção para moldar o relato dos acontecimentos. Em Gimme Shelter, os cineastas constroem uma narrativa propositada para conduzir inexoravelmente à morte. Na verdade, eles entregam-nos o final, no início do filme, e não aderem à cronologia precisa dos acontecimentos.
Os Stones nunca teriam contratado os Hells Angels se eles não estivessem em tão alta estima pela elite do Rock N’Roll. O que, em última análise pode ser mais instrutivo sobre Gimme Shelter é a sua documentação de semelhanças entre aquela época e a de agora, especialmente sobre a cultura das celebridades, mitologias do rock, e a nossa cumplicidade nos eventos que acabam perigosamente fora de controle.

Trailer
Filme

 

Comentários

Comentar