Suffocate for Fuck Sake

Blazing Fires and Helicopters on the Front Page of the Newspaper. There’s a War Going On and I’m Marching in Heavy Boots [2008]

Um disco conceptual pode ser um empreendimento sujeito a comportar alguns riscos. No seu Myspace, os SFFS escrevem: “Blazing fires and helicopters on the frontpage of the newspaper. There´s a war going on and I´m marching in heavy boots” that is about loosing control of yourself. We follow a swedish girl when she’s looking back to the time when she got put in a mental institute.
Este acompanhamento da história é feito através da utilização de samples de relatos que penso serem contados na primeira pessoa quer pela paciente quer pelos médicos, em Sueco, a língua materna [ O Booklet contém tradução para Inglês ]. Acho o conceito interessante e não me desagrada de todo, é reminiscente de GY!BE, mas não tem o impacto de poderia ter, não só pelo facto de não compreender o que está a ser dito, mas principalmente porque acho que os discursos se alongam demasiado sobre partes ambientais que deveriam ser encurtadas. Até porque o alcance vocal, das partes cantadas [Na 2ª música soa-me a algo familiar, anyone?] às gritadas, é muito bom, e poderia entrar em maior contraste com as partes faladas. Felizmente, o disco é muito rico musicalmente, um bicho colectivo que contém muitas texturas e nuances progressivas ao longo dos quase 70 minutos de duração. Numa visão tortuosa dos diferentes estados de espírito que atormentam a figura central da narrativa, um universo multidimensional que vai do introspectivo ou selvagem, do Post-rock ao Post-Hardcore.