The Harder They Come (1972), de Perry Henzell

Com o sonho de se tornar num cantor Reggae de sucesso, um jovem jamaicano encontra a corrupção nos produtores dos seus discos e nos traficantes de droga que a ele estão associados. Em vez de desistir dos seus sonhos, Ivan não permite que nada se meta no seu caminho, nem mesmo a lei.
“The Harder They Come” é famoso pela sua brilhante banda-sonora (o primeiro disco reggae de sucesso nos Estados Unidos), por ser o “primeiro” filme jamaicano, e por ser um popular filme das sessões da meia-noite, ao lado de outras obras de culto, como “The Rocky Horror Picture Show” (1975).
Jimmy Cliff interpreta Ivan, um personagem livremente baseado em Rhygin, um genuíno herói popular jamaicano, foragido, da década de 50. Ivan é um compositor renegado, que vem para a grande cidade à procura de sonhos e só encontra a realidade. Roubado, espancado, apaixona-se pela filha de um homem que odeia a sua coragem, vende droga nas ruas, e, finalmente, vende uma música por uns míseros $ 20. Ao longo do filme, ele vai batalhando contra a indústria da música, contra a velha religião, policiais corruptos, traficantes de droga ainda mais corruptos, a vida nas favelas, e ao mesmo tempo, vai parar à lista dos mais procurados, tornando-se também num músico de sucesso. É um filme anti-violento e enérgico, mas de alguma forma consegue combinar discretamente o realismo político e o mundo do show business.
O Reggae, era nesta altura, mais do que um estilo de música, era um movimento político, social, artístico em toda a Jamaica. A polícia tentou acabar com a produção de “The Harder They Come” várias vezes devido ao conteúdo político e radical. Quando o filme estreou em Kingston, os ilhéus eram esmagadoramente a favor de Ivan. Nos Estados Unidos, estreou num festival de Los Angeles, e viria a tornar-se num dos sucessos surpresa do ano.

Trailer
Filme

Comentário

Comentar