Labirinto: conheçamos melhor a banda brasileira que esta semana passará por Portugal


Amplificasom agencia:
3 de Abril @ Armazém do Chá, Porto
4 de Abril @ Side B, Benavente

Formado em 2003, o grupo Labirinto busca criar texturas e climas imagéticos, através da composição instrumental, como na trilha-sonora de um filme, cujas cenas ficam por conta da imaginação do ouvinte.
Após quatro EPs e participação em coletâneas, o grupo lançou, em 2010, o ambicioso projeto Anatema: um álbum com seis músicas com mais de dez minutos de duração cada. Anatema apresenta uma narrativa conceitual, sobre a criação, destruição e a eterna reconstrução do mundo, em embalagem luxuosa – vinil 12” duplo e CD digipack – com belas ilustrações de João Ruas, capista da Fables, afamada revista de quadrinhos americana, mixagem de Greg Norman (Pelican, Russian Circles) e masterização de Bob Weston (Shellac, Mission of Burma), em Chicago.

O mês de março de 2012 marcou o lançamento mais recente da banda, do EP Kadjwynh, que aconteceu durante a segunda turnê norte-americana do grupo, e vem recebendo diversos elogios. Com quatro faixas compostas e produzidas por Erick Cruxen e Muriel Curi, e arranjadas em estúdio pela banda, o curto álbum, de apenas 22 minutos, levou cinco meses para ser produzido. As faixas foram gravadas no Dissenso Studio, mixadas no Mosh Studios, por Paulo Penov e Muriel Curi, e masterizadas por Bob Weston, em Chicago, novamente.

As belíssimas e impactantes ilustrações, que estampam as capas do envelope do CD e do picture disc de Kadjwynh, no início de 2013, criaram vida ao som da faixa “Piam Ket”, ao longo de uma animação de pouco mais de 3 minutos, criada e dirigida, também por Sasaki. Com roteiro de Marcel Rocha, cenas desenhadas por Sasaki, animação e finalização por João Paulo Araujo, o video está sendo lançado em apresentações, no início deste ano de 2013; SESC Belenzinho, SESC Sorocaba, Showlivre e Praça Victor Cívita. Após o lançamento exclusivo que acontecerá no programa Evidente, do Canal Brasil, a animação ficará disponível para ser assistida online, no canal de youtube da banda.

Logo em seguida, no mês de março, o Labirinto sai em uma terceira turnê ao exterior, desta vez na Europa, a convite do prestigiado festival dedicado à música experimental e post-rock; Dunk!Festival, e uma série de outras apresentações em países da Europa central e leste europeu.

As apresentações ao-vivo contam com sete músicos no palco – Erick Cruxen, Rafael Zenorini e Luis Naressi “Meteoro”, nas guitarras e sintetizadores; Muriel Curi, na bateria; Ricardo Tanganelli, na percussão; Ricardo Pereira “Pit”, no contrabaixo e Artur Tsuda, no violoncelo.

A combinação entre eletrônico, orquestral, riffs de guitarra, percussão e visual criam o cenário ideal para uma viagem sensorial completa. Esse é o clima que o grupo objetiva com suas apresentações.

Permita-se, você também, perder-se neste Labirinto!

Ouvir:
Kadjwynh by Labirinto
Anatema by Labirinto

Ver:

Press:

The band from São Paulo invests in post-rock: silences full of suspense, light string lines and explosion at the apex of the instrumental crescendo.
in Rolling Stone Brazil

They are built to take the post-rock world by storm.
in The Silent Ballet

+ info:
Site
Facebook

Comentários

Comentar