AMPLIFEST 2013: o início

André Coelho


AMPLIFEST 2013
PORTO
19 e 20 de OUTUBRO

English website/ news coming very very soon!!!

Mais do que um festival, uma experiência para todos nós, melómanos.

Não, não é nenhum chavão, acreditamos mesmo nisto. Durante estes quase sete anos de vida da Amplificasom, demos tudo o que tínhamos e não tínhamos: suámos, rimos, chorámos… dedicámo-nos de corpo e alma para que as nossas e as vossas bandas preferidas passassem por este cantinho.

Acreditem que não tem sido fácil. Não só não temos qualquer apoio, fundo ou patrocínio como ainda conciliamos toda esta aventura com as nossas profissões. Mais: geograficamente falando, é um verdadeiro desafio e muito dispendioso deslocar qualquer banda ao nosso país. Mas algo nos move, algo de verdadeiro e único motiva-nos constantemente a pensar em fazer mais e melhor. Se não for com a vossa companhia, nada disto faz sentido.

É, então, com imenso prazer e excitação que anunciamos que a terceira edição do nosso e vosso AMPLIFEST acontece nos dias 19 e 20 de Outubro.

Como mencionámos anteriormente, precisamos de que o evento seja moldável ano após ano. Sendo assim, continuando o icónico Hard Club a ser o coração, este ano deslocar-nos-emos a novos espaços e inseriremos novas actividades e melhorias. Sim, é preciso falhar para crescer. O maior erro é mesmo não errar: admitimos que limitar o número de pessoas para a noite de abertura via reserva não correu muito bem e este ano não acontecerá; admitimos que fechar as portas, após cada concerto, para o soundcheck das bandas provocou filas desnecessárias, pelo que este ano também está fora de questão e as salas estarão constantemente abertas; convencemos o Hard Club e a gerência do restaurante que não podem ignorar o facto de não disponibilizar comida saudável, rápida e barata para que não percam nenhum momento, nenhum riff; e, entre outras coisas de que se aperceberão assim que o grande fim-de-semana chegue, ouvimos com atenção todos aqueles que, por diversos motivos, mas sobretudo profissionais, quiseram fazer parte do Amplifest e não conseguiram e, por isso, decidimos disponibilizar alguns bilhetes diários. Estes serão extremamente limitados e são dedicados a todas as pessoas que nos escreveram, tristes, desejando estar no meio do nós e não o puderam fazer.

Continuamos e para sempre acreditaremos que este fim-de-semana é para ser vivido, experimentado no seu todo, do primeiro feedback ao último acorde. São dias únicos e especiais, são dias em que queremos que tenham uma experiência intensa e que a partilhem connosco, entre vocês, com os próprios músicos e, claro, que eles o partilhem convosco. Cada concerto, filme, actividade, sala e até o próprio alinhamento é pensado ao pormenor. O Amplifest não é apenas um conjunto de concertos aglomerados e sem fio condutor, não é mesmo. E há mais no evento do que apenas música, ainda que seja isso que faz o nosso coração bombear.

Prometendo, desde já, que anunciaremos todo o alinhamento nas próximas semanas para que possam planear a vossa vida, e não evitando repetir que sem vocês nada disto faz sentido, um pedido apenas: todos vivemos dias difíceis, mas se tencionam ir adquiram o vosso bilhete o mais cedo possível, pois não só trabalhamos com outra tranquilidade como podemos confirmar ainda mais bandas.

E para terminar: este é, sem dúvida, um momento de celebração, mas não haverá um Amplifest 2014 se não atingirmos as metas a que nos propusemos. Talvez não haja Amplificasom até. Não dramatizemos, mas nada dura para sempre. Se algum dia reflectiram sobre importância que os nossos eventos têm para vocês esta é altura de o demonstrarem. Passem a palavra, estimem-no e vivam-no como se fosse vosso porque, na verdade, é mesmo vosso.

Não partilharemos estas palavras em inglês. Trabalharemos para ter a companhia de pessoas de todo o lado, mas este é um evento que tem lugar no nosso país, este é um evento que se fala em português e é com vocês o nosso compromisso, que nos acompanham nas outras aventuras todas ao longo do ano.

Sendo assim, a todos os apaixonados pelos sons que nos arrepiam, bem-vindos ao AMPLIFEST 2013.

As primeiras confirmações por ordem alfabética:

André Coelho


CHELSEA WOLFE

Site · Facebook
Fantasmagórica, com uma sensibilidade cativante e dona uma das vozes mais especiais da cena alternativa actual, Chelsea Wolfe é uma aura, mais do que uma cantautora, capaz de atravessar barreiras improváveis. Testando os limites do rock com Apokalypsis e a capacidade do folk para receber o negrume musical em Unknown Rooms, a norte-americana prepara-se agora para lançar um novo álbum, com tendências mais electrónicas, sempre com o preto como cor essencial da sua languidez linguística. Ao vivo, a intensidade imprime-se na voz e na sua entrega. O Amplifest será para experienciar isso mesmo.

RUSSIAN CIRCLES

Site · Facebook
Russian Circles são a personificação derradeira do rock instrumental. Misturam o músculo do metal, a ambiência da tendência instrumental com a desenvoltura técnica num corpo creativo que não pára de crescer e de inovar de disco para disco. O trio, depois de cimentar a sua posição na cena musical internacional e de ter esgotado três salas consecutivas em Portugal, estreia-se num festival no nosso território com um novo álbum na calha, o quinto, sucessor do aclamado Empros. Será o derradeiro teste à sua criatividade e à sua (incontestável) capacidade de se apresentar ao vivo, no palco ideal para o fazer.

UNCLE ACID & THE DEADBEATS

Site · Facebook
Uncle Acid & the Deadbeats é aquilo a que os anglófonos chamam de “self-explanatory”. O nome diz tudo, deixa bem clara a sujidade da riffaria cuspida por cada banda, evidente o toque anos 70, cheio de psicadelismo à americana, e a classe com que tudo se faz. Uncle, ou tio, é algo que encaixa que, nos graus de parentesco, cruza alguma rispidez e respeito, atingido pelo estatuto da idade, com a folia de não ser um progenitor. Uncle Acid não é pai de coisa nenhuma, mas bem que se pode dizer que trata o hard rock como se o conhecesse de gingeira desde que nasceu. O Hard Club vai receber guitarras bem graves, bem arrastadas e bem tripadas.

Novidades nos próximos dias. No entanto, fiquem à vontade:
+ info: amplificasom@gmail.com
imprensa: press@amplificasom.com

Comentários

Comentar