Amplificasom agencia: Teho Teardo & Blixa Bargeld em Leiria

BLIXA BARGELD (líder dos históricos EINSTURZENDE NEUBAUTEN e guitarrista de NICK CAVE AND THE BAD SEEDS durante cerca 20 anos) e TEHO TEARDO (premiado compositor de bandas sonoras de filmes como Il Divo, de Paolo Sorrentino, ou Denti, do já galardoado com um Oscar, Gabriele Salvatores) são os obreiros de “Still Smilling”, um dos discos mais belos, surpreendentes e arrebatadores de 2013. A excepcional obra será apresentada ao vivo em Leiria, num concerto exclusivo de data única em Portugal que certamente escreverá a ouro mais uma página da singular e peculiar história do FADEINFESTIVAL.

Esta colaboração germano-transalpina, iniciada aquando da composição do tema A Quiet Life (para o filme Una Vita Tranquila, de Claudio Cupellini) acabou por vir a dar origem a um disco de fino recorte e elegância, para o qual contribuiu também o Balanescu Quartet. Sobre a obra, aqui fica um excerto da particular visão do reputado jornalista Nuno Galopim: “Still Smiling, tal como o mais recente Push The Sky Away, de Nick Cave, é um disco de canções profundamente marcadas pelas noções de espaço e por uma certa dimensão sinfonista característica da música orquestral para cinema. Estamos por isso num terreno familiar para Teho Teardo, mas igualmente longe de representar um espaço alienígena para Blixa Bargeld, mesmo estando a presença da guitarra longe do protagonismo que essa mesma relação lhe dá nos Bad Seeds. As canções são pequenos mundos de sedutora estranheza, de intrigante melancolia, mais de sombras que de luzes, mais de delicada tensão que real tranquilidade…”.

Estas sublimes composições, com Blixa a expressar-se em italiano, alemão e inglês, e a aproximar-se, por vezes, a timbres que nos remetem para Leonard Cohen, são, ainda segundo Galopim (Sound + Vision), um “belíssimo exemplo de trabalho de escrita de canções que transcende os espaços ‘tradicionais’ da vivência pop/rock e procura outros horizontes”. Procura essa de novos horizontes, afinal, comum ao percurso de décadas que estes dois grandes nomes da cena musical contemporânea têm encetado ao longo das suas carreiras.

E se BLIXA BARGELD dispensa, claramente, qualquer apresentação, convém esclarecer que TEHO TEARDO, para além do reconhecido trabalho que tem feito na música para filmes, foi, no passado, mentor de bandas e projectos como METHEAD, MATERA (com Mick Harris dos Scorn e Napalm Death), HERE (com JF Coleman dos Cop Shoot Cop) ou OPERATOR (com Scott McLoud dos Girls Against Boys). Além disso colaborou ainda com nomes como Nurse With Wound, Placebo, Lydia Lunch, Zeni Geva ou Front 242.

+ info sobre esta data única em Portugal aqui: Festival Fade in

Comentários

Comentar