The Fall of Troy – Manipulator [2007]

É quase inevitável que um trabalho tão extravagante como este tenha um impacto [positivo ou negativo] imediato muito forte, mas a abrangência musical que os the Fall of Troy pretendem insinuar com este disco, provocou-me alguma estranheza das primeiras vezes que o ouvi e amenizou o impacto. Não é que seja terrivelmente diferente daquilo eles gravaram nos dois álbuns anteriores, alguns temas [Sledgehammer e Ex-creation por exemplo] continuam a ter estruturas Euclideanas maradas, incursões esquizofrénicas pelo sinuoso post-hardcore, montes de efeitos e modulações, e os berros screamo da praxe. Acontece que aqui a música é mais extravagante derivado à exploração de outros territórios sonoros do que propriamente pela constante imposição de mutações rítmicas. É um experimentalismo mais extravasado, com inclinações pop, momentos bluesy, punky e 70s prog-rock, incorporando mais melodia e que acaba por ser musicalmente menos desordenado e caótico. E um dos aspectos em que há uma maior experimentação é mesmo na voz, que alcança novas dimensões nem sempre fáceis de assimilar nomeadamente nos momentos mais emo pop, em The dark trail atinge os extremos do agudo e do grave, inspirada num cruzamento entre The Mars Volta, Coheed & Cambria e King Diamond, e em Oh! the casino é extremamente happy-teen. Mas o extraordinário é que quase tudo encaixa na perfeição, e ultrapassada que foi a surpresa inicial, a aparentemente estranha combinação dos diferentes elementos demonstrou ser uma montanha-russa irresistível, formando uma amalgama sonora ainda mais singular. Manipulator é um óptimo disco, mas cuidado, não é para todos.

Comentários

Comentar
  1. naSum

    É um álbum ligeiramente diferente do anterior principalmente, como referes, na voz. À primeira audição do disco estranhei mas passado umas audições começa a ser contagiante e até damos por nós a cantar certas musicas ^_^. gostei bastante deste álbum. E acho o que o vocalista fez neste álbum muito bom, para tal ouçam a “The Dark Trail” ;)

    boa review

  2. Mastodon

    a dark trail é escrita pra mim caralho parece uma cena k se passa cmg…os 3cds desta magnifica banda ja estao encomendados na fnacnorteshopping

    a voz é mais limpa mas ele continua a tocar guitarra de caralhao

  3. Crestfall

    Tou a ver que a The dark trail tem muitos adeptos, é mesmo da vozinha :-D

    Encomendados na fnac? Arranjavas bem mais barato no mercado da amazon!