The Ocean + Intronaut + Nahemah + E.A.K. @Porto-Rio 15/11


Intronaut

Antes de mais quero felicitar a Anamolia productions pelo excelente trabalho e agradecer o ter proporcionado mais uma grande noite no barco! Só é pena que a adesão tenha sido, mais uma vez, tão fraca. Há muito boa gente que pode ter muitos motivos para não ir, eu próprio não vou a muitos concertos, mas a falta de público é sistemática… Se fossem os velhos do restelo do costume e os bilhetes custassem 20Eur se calhar estaria cheio. Bem, pelo menos assim um gajo pode estar na frente à vontadinha.
Como já não chegamos cedo, os E.A.K. foram à vida. Pelo relato do Sr. Pedro parece que foi bem interessante. Os Nahemah seguiram-se. Não esperava nada em particular porque não estava familiarizado com o sonoro da banda, mas tinha a ideia que seria mais Sueco e progressivo. É certo que sofreram um bocado com a qualidade do som, particularmente a voz mas, excluindo parte da 2ª música, tiveram uma prestação que não me cativou.
Já os Intronaut deram um senhor concerto. Quem criou um dos melhores discos do ano passado não podia falhar. Não são propriamente exuberantes nem extremamente energéticos, mas a música é suficientemente expansiva e tecnicamente estiveram impecáveis. O baterista deu-lhe bem e a alternância nas vozes resulta em pleno. A Setlist foi maioritariamente composta por temas do Void mas também houve espaço para o novo EP – The Challenger. Soube foi a pouco :-
Os The Ocean encheram o palco e encheram o barco. Que puja! O som esteve impecável. Muita intensidade e muita entrega por parte de todos os músicos e os 2 vocalistas foram inesgotáveis.
Fui para o concerto completamente às escuras quanto ao novo álbum – Precambrian – e gostei muito do que ouvi [até comprei o(s) cd(s)]. Muito atmosféricos, e os temas do Aeolian são imensos ao vivo, as ambiências mais post-metal atmosféricas descompensadas pela rispidez do hardcored mais esquizofrénico… Porrada.


The Ocean

Intronaut – Fragments of character pt1
Intronaut – Fragments of character pt2
Intronaut – Iceblocks

The Ocean – Inertia
The Ocean – Queen of the food-chain
The Ocean – The city in the Sea
The Ocean – Austerity