Amplificasom agencia: Howe Gelb em Guimarães

HOWE GELB
CENTRO CULTURAL VILA FLOR, GUIMARÃES
29 DE SETEMBRO, SÁBADO
22H

Na década de 80 quando Howe Gelb emergiu com os Giant Sand, a história estava longe de encontrar um só rumo em pleno deserto Tucson. Em torno de Gelb foram-se estabelecendo vários diálogos musicais com nomes como Lisa Germano, Calexico, Pj Harvey entre outros.
Ao mesmo tempo foi solidificando o estatuto de um dos nomes incontornáveis do country rock alternativo ou desert rock – etiquetas que para alguns parecem redutoras – em cerca de 30 anos de carreira, não é difícil encontrar nos seus discos elementos de blues, garage, jazz, gospel ou até punk.
Ao piano ou à guitarra, o seu nome tem sido arrumado ao lado de músicos como Bob Dylan ou Neil Young, digamos que Gelb está no encontro das palavras do primeiro e na libertação rock do segundo. A paixão por uma liberdade criativa sem regras (mais de 30 discos), tem levado a que o seu nome não tenha atingido o reconhecimento devido, mas mantém-se idolatrado pelas facções mais independentes/alternativas.
Estar perante Howe Gelb é saber que a sua música tanto pode ser eléctrica como acústica, barulhenta como charmosa e apaixonante.
Como diz uma das letras dos Giant Sand: “There’s something in the water, besides a moon that don’t know when to quit” – definitivamente é bom termos Gelb sempre ao nosso lado…

+ info: http://www.ccvf.pt/index.php

Comentário

Comentar
  1. Tiago Moreira

    O único problema é ser em Guimarães, por causa dos transportes.

    Mas é mais uma grande agenciação da Amplificasom. Não há qualquer dúvida.