Arte e Factos no Milhões de Festa

Arte da Cláudia Andrade, factos pela Cláudia Filipe e Emanuel Henriques. O Arte-Factos, nossos parceiros media no Amplifest 2013, a fotografar e a escrever sobre as bandas que a Amplificasom agenciou no Milhões de Festa:

Ufomammut por Cláudia Andrade

Outro dos pontos altos desta edição eram, sem sombra de dúvida, os italianos Ufomammut. O frenesim à volta deste trio deve-se, em grande parte, pelo concerto fantástico que deram há bem pouco tempo no Amplifest, bem como pelo seu mais recente álbum, Oro. Foi com base neste último disco que os italianos subiram ao Palco Milhões, com toda a sua simpatia e com a potência do seu som, que dá para tudo: ora para viajar de olhos fechados, ora para abanar o pescoço até que não se sinta mais. Entre o Doom e o psicadelismo, o trio consegue ser exímio ao vivo e consegue transparecer todo o sentimento com que fazem a sua música. Mesmo em recinto aberto, onde a intensidade dos Ufomammut não é tão forte, ainda se consegue sentir as vibrações das suas músicas no peito.

HHY & The Macumbas por Cláudia Andrade

O experimentalismo (ou free jazz, como lhe quiserem chamar) dos HHY & The Macumbas foi a banda sonora escolhida para o pôr-do-sol em Barcelos, para um concerto que só pecou pela parca quantidade de pessoas que se encontravam por ali a essa hora. À parte disso, fizeram o gáudio de qualquer amante de boa música, ou não fossem todos exímios músicos. O psicadelismo à la Master Musicians of Bukkake ainda vai dar que falar.

Process of Guilt por Cláudia Andrade

Os alentejanos Process Of Guilt deram o concerto mais pesado e intenso do Palco Vice de todo o festival, com toda a certeza. Cair em elogios sobre a competência e qualidade da banda de Évora é estar a repetirmo-nos em adjectivos e atributos (não é que nos custe muito, contudo). Concerto todo ele centrado no alinhamento do seu último álbum, FAEMIN, o colectivo sabe muito bem como pegar uma audiência pelo estômago. Descarga sonora atrás de descarga sonora, certamente que os pescoços dos que lá estavam começaram a ceder até à exaustão.

Reportagem aqui.

Comentários

Comentar