As histórias dos Dwelling.

Há algum tempo atrás num concerto dos Ataraxia, onde estiveram os caríssimos Crest e Mel, tive a oportunidade de ver os Dwelling ao vivo. Sexteto que tem como mente criadora central Nuno Roberto responsável pela muito recomendável Equilibrium Music. Os Dwelling não são uma banda nova, depois de um EP e um longa-duração irão em breve lançar novo trabalho intitulado “Ainda É Noite”. A curiosidade é muita mas para já deixo algumas palavras sobre o disco que mais me fascina, “Humana”.

Tudo aquilo que nós somos, a melancolia, as aldeias velhas onde crescemos e de onde queremos fugir. Os nossos pais que nos trautearam Zeca Afonso e falaram de Carlos Paredes. Vemos meio mundo a abraçar o Fado, o nosso Fado que não aprendi a gostar. Os Madredeus a conquistarem o mundo como uma bonita caravela. Os Moonspell a serem os nossos melhores piratas, Metal negro mas com raízes tradicionais, o orgulho em ser-se português mesmo quando a porta de casa se fecha e nos deixa de costas para o que mais amámos. Os Dwelling pertencem ao mesmo memorial das bandas descritas em cima. Os Dwelling são o que vamos trautear às gerações futuras. À música tradicional da guitarra portuguesa, juntam-lhes outros acordes de outras guitarras, violino, o Neo-folk, uma voz feminina que encanta num doce romantismo. Os Dwelling não são do tipo de banda que apetece ouvir todos os dias, não é o disco que escolhemos para iniciar o dia. É música que nos abraça na mais silenciosa das noites.

Os Dwelling terão em breve as seguintes apresentações ao vivo:
Fnac Gaia – Showcase dia 20, 22horas
Fnac Sta. Catarina – Showcase dia 21, 18h30
Fnac Norte Shopping – Showcase dia 21, 22horas

Música – The Wheel

Comentários

Comentar
  1. Mastodon

    É música que nos abraça na mais silenciosa das noites.

    ainda vou chorar de tao bonito k foi

  2. Crestfall

    Bonita apresentação :-)

    Achas que a vocalista encanta assim tanto? Continuo a achar que não se enquadra na música como devia.

  3. Pedro

    Tens razão Crest. Sobretudo ao vivo achei que a postura da gaja devia ser mais contida… Mas em disco a voz é muito bem conseguida…

  4. Melancolia

    Nesse concerto de Ataraxia fiquei frustrada por ter sido tão distante dos trabalhos anteriores da banda… Gosto imensamente mais da faceta medieval/folk do que da versão cabaret! Qto a Dwelling… Sinceramente, não me encanta muito :P

  5. Pedro

    André se estás a falar do texto, foi todo escrito por mim. ;)

    Melancolia também senti a mesma frustração que tu em relação aos Ataraxia. Já os Dwelling é o que vos digo, achei a postura da vocalista demasiado festiva para uma música que pedia outra alma… o disco Humana é muito bonito daí as minhas palavras de antevisão ao que aí vem e dos concertos na Fnac….

  6. Melancolia

    Os Dwelling deveriam, a meu ver, optar por cantar apenas em português… Não sei explicar, mas nota-se perfeitamente aquela pronunciazinha à portuga (sobretudo nos vocábulos que terminam em “tions”)

  7. Pedro

    Thx André.

    Volto a concordar contigo, é verdade, nota-se a tal pronunciazinha… :p

  8. ::Andre::

    mas deviam cantar em português só pelo sotaque? fernando ribeiro anyone?

  9. Pedro

    O sotaque está lá, sobretudo quando os Dwelling optam por cantar em ambas as línguas mais facilmente saltam as diferenças… mas eu acho que tudo encaixa de uma forma positiva….

  10. Melancolia

    acho q o português encaixaria melhor… No caso deles, o sotaque é muito notório… Em Moonspell nem tanto, tal como Desire.

  11. Pedro

    Obrigado Nuno. Boa sorte para os concertos de apresentação.

    Mel, vistas assim as coisas é óbvio que tens razão. No entanto eu deixo-me levar pelos ambientes musicais da banda e tudo parece fazer sentido. Vamos lá ver como está o disco novo e tirar as conclusões…. ;)

  12. ::Andre::

    Ó Nuno, eu cancelava a edição do álbum e faria uma nova com o texto do Pedro no booklet :P

  13. Crestfall

    É-me indiferente que ela cante em Português ou em Inglês, o timbre é o mesmo, e não consigo deixar de pensar que outra voz ou nenhuma voz seria melhor. Mas od Dwelling é que sabem, se é esta voz que eles pretendem…